Você está querendo começar a criar seus próprios jogos mas não sabe nada de linguagem de programação? Então você precisa conhecer a Stencyl.

Essa é uma engine simples, bem intuitiva e o que é melhor: você não precisa saber nada de linguagem de programação para começar a usá-la.

Aliás, ela é uma excelente ferramenta para quem quer começar a criar jogos em 2D.

Apesar de não precisar saber linguagem de programação é importante que você saiba ao menos o básico de lógica.

Pois, será necessário esse conhecimento para combinar blocos visuais que irão determinar o comportamento de personagens e objetos do seu jogo.

Sabe o que é legal? Esse programa vai permitir que você crie games em várias plataformas como iOS, Android, Windows, Mac, Linux e Web.

Stencyl

Stencyl é bom?

Para quem não tem nenhum conhecimento de linguagem de programação a Stencyl é a engine ideal, principalmente para os iniciantes.

Mas é importante deixar claro que não é possível criar jogos 3D nessa engine, somente 2D no tipo RPG, estratégia, plataforma e outros.

Com um pouco de conhecimento de lógica você conseguirá desenvolver jogos basicamente arrastando e conectando blocos na tela.

É isso que irá determinar o comportamento dos personagens e objetos do jogo. Então já deu para notar como é simples a coisa.

Funcionalidade da Stencyl

Em linhas gerais, praticamente todos os jogos desenvolvidos na Stencyl são compostos por 4 tipos de blocos visuais:

  • Actors ou atores – Esse bloco pode ser um jogador, um inimigo ou qualquer outro objeto do jogo. Ele tem o formato de uma imagem, ou uma série de imagens que criam uma animação por exemplo. 
  • Scenes ou cenas – Um jogo geralmente possui diversas cenas. Para exemplificar podemos dizer que elas são: tela inicial, tela final, cada uma das fases do jogo.
  • Behaviors ou comportamentos – Os Behaviors são comportamentos pré-configurados que deverão ser associados aos atores e cenas do game. É possível também criar os seus próprios comportamentos e usá-los quantas vezes quiser.
  • Events ou eventos – Esses são blocos customizados de comandos que podem ser associados a um ator do jogo.

Como essa engine é bastante intuitiva, há um conjunto de ferramentas que facilita a construção dos mundos como por exemplo: ferramenta de seleção, zoom, dentre outras.

O legal da Stencyl é que ela possui algumas ferramentas fantásticas que permitem ajustar a aparência dos personagens bem como seus comportamentos e propriedades físicas.

Versões da Stencyl

Versões da Stencyl

Ficou interessado nessa engine? Também não é para menos, pois nela é bem maneiro produzir um jogo.

Bom, vamos lá, ela está disponível em três versões, sendo:

  • Starter – Essa é uma versão gratuita onde é permitido publicar na Web. Entretanto, ela é licenciada apenas para uso pessoal e individual.
  • Indie – A versão Indie tem um custo de US$ 99 por ano e é possível publicar os jogos tanto para Web quanto para Desktop.
  • Studio – Essa é a versão mais completa e custa US$ 199 por ano. Nela você pode publicar os jogos para iOS, Android, Web e Desktop.

Caso você queira apenas experimentar para se familiarizar com a engine, vai lá no site da Stencyl e baixe a versão Starter.

Com o tempo você vai ficando craque em desenvolver jogos, aí você pode ir migrando, inclusive para a versão Studio para exportar os jogos para smartphones também.

Requisitos para baixar o Stencyl

Para baixar a engine Stencyl, o seu computador precisa possuir alguns requisitos, caso contrário você não irá conseguir rodar essa ferramenta nele.

Dessa forma é necessário ter instalado ao menos Windows 7, Mac OS X 10.9 (Mavericks), Ubuntu 10.04, Java 8 ou posterior.

Depois de verificar que o seu computador atende aos requisitos mínimos, basta acessar o site da Stencyl, ir no canto superior direito e fazer o download.

Para fazer a instalação será necessário clicar no executável que foi baixado e escolher o local onde você deseja salvá-lo.

jogos desenvolvidos na stencyl

Jogos que já foram desenvolvidos na Stencyl

Muitos jogos interessantes que estão disponíveis para Android e iOS foram criados pelo Stencyl.

Um deles é o Impossible Pixel. Ele foi criado pela 99 Up Games e está disponível para qualquer smartphone com sistema iOS.

Esse jogo tem uma plataforma retrô, é bastante interessante, consegue prender a atenção do jogador e foi desenvolvido sem programação.

Além dele também existem outros jogos que foram criados na engine Stencyl, sendo os mais conhecidos:

  • Super Dangerous Dungeons;
  • Wrassling;
  • Duke Dashington Remastered;
  • Heart Star.

Como você pode reparar, é possível criar jogos bem interessantes sem ter o mínimo de noção de linguagem de programação. É só querer começar.

Comparativo entre Stencyl e outras Game engine

Não é fácil escolher uma game engine para desenvolver o seu jogo. Aliás, essa é uma das tarefas mais importantes.

Primeiro é preciso levar em consideração se o jogo será em 3D ou 2D. Pois, dependendo de como será o jogo, você precisará aprender a programar.

Dessa forma, antes de escolher a engine é preciso saber qual será a finalidade do jogo bem como as ferramentas e recursos que ele irá precisar.

A Stencyl é uma boa opção para quem quer criar jogos mais simples e que sequer tenha noção sobre programação.

Além da Stencyl também existe a Scratch que também possui o recurso de arrastar e soltar blocos. Ambas são bastante semelhantes.

Já se a ideia é criar jogos mais complexos ou até mesmo em 3D, há ótimas engines para isso como: Unity, Unreal, Construct, Game Maker, RPG Maker, dentre outros.

Isso sem contar a Godot que é uma engine open-source com linguagem de programação própria e suporte para linguagens C++ e Visual.

Enfim, é importante acima de tudo o planejamento. Mas, para quem está começando, fica a dica: a Stencyl é uma ferramenta fantástica e fácil de usar.

Então agora que você já conhece essa engine incrível, não tem mais desculpas para começar a produzir os seus próprios games.

E aí, vamos começar? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe com a gente a sua experiência no desenvolvimento de jogos.

Não se esqueça também de compartilhar essa notícia com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *